Funções Parentais: o impacto no desenvolvimento humano
Como as funções parentais interferem no amadurecimento psíquico?

Ao se levantar dados sobre a parentalidade e as atribuições esperadas das figuras materna e paterna nos cuidados com as crianças, encontra-se vários estudos a respeito dos estilos parentais e como tais comportamentos e formas de orientação impactam no desenvolvimento dos filhos.
Entende-se por estilos parentais o conjunto de atitudes e práticas educativas que os pais exercem nos cuidados com os filhos, levando em consideração suas crenças e valores, além da exigência imposta e a responsividade nas demandas da criança. Segundo Carvalho (2018) são práticas relacionadas ao poder, tipo de hierarquia, estímulo à autonomia e apoio emocional que os pais estabelecem e ofertam aos filhos e com estas atitudes, transmitem seus valores de maneira educativa.
Ainda conforme a autora, em seu levantamento sobre o tema, várias são as definições encontradas e dentre as quais destacou as elaboradas por Baumrind que, em meados da década de 1960, realizou um estudo longitudinal para observar o impacto parental no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Primeiramente, foram identificados três tipos de estilos parentais: autoritário, permissivo e autoritativo (Carvalho, 2018).